Diretoria de Trânsito e Transporte

Início > Governo de Criciúma inaugura nova Central Semafórica nesta quinta-feira (05)

Notícia

Por Mariana Machado 05/12/2024 - 11:52:00

//Governo de Criciúma inaugura nova Central Semafórica nesta quinta-feira (05)

53 semáforos do município já foram automatizados para melhorar a mobilidade urbana
Onda_Verde_Governo_de_Criciuma_inaugura_Central_Semaforica_nesta_quinta_feira.jpeg

 Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas principais vias urbanas da cidade, o Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, inaugura nesta quinta-feira (05) a nova Central Semafórica. O ato de inauguração será na sede da Defesa Civil, na Rua Desidério Meller, bairro Mina Brasil, onde já funciona o Centro de Controle e Operações (CCO), às 15h. “Este é mais um investimento em tecnologia que realizamos para melhorar a mobilidade urbana da nossa cidade. Além dos investimentos na infraestrutura, criando novos caminhos, também se investe em inovação para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança de quem transita pela via. Com essa solução, buscamos transformar o município em um lugar de inovação e manter a régua de uma cidade inteligente”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.


 

Atualmente o sistema semafórico é analógico e, a partir desta semana, a central será totalmente digital e integrada, com equipamentos de última geração, possibilitando a sincronização dos semáforos para criar a chamada onda verde. A sincronização dos tempos de abertura e fechamento, criam a sequência programada do sinal verde, em efeito cascata, dessa forma o trânsito flui de forma segura e inteligente. Ao todo, 53 dispositivos automatizados já estão em funcionamento. Desta forma, os semáforos do percurso poderão abrir em sequência, em vias de sentido único. 



 

Segundo o levantamento feito pela Consultran, empresa especializada em controle de trânsito contratada pelo município, com a sincronização dos semáforos e a criação da chamada onda verde, o tempo médio para percorrer o trajeto na Avenida Centenário pode ser reduzido em até 25% em horários de pico.  “O município tem um tráfego intenso diariamente, principalmente na região central, o que gera engarrafamento e estresse para quem está trafegando na via. Com a alteração para o modelo digital, nós esperamos aliviar um pouco o tempo de espera no trânsito através da onda verde, e sincronizar os semáforos a fim de melhorar os gargalos nas vias”, confirma o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Gustavo Medeiros. I


 

Solução digital também para resolver falhas no sistema de forma remota


 

Operada por técnicos da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), a Central realizará o acompanhamento em tempo real do funcionamento dos semáforos. Outra novidade do sistema é a manutenção inteligente que detecta automaticamente falhas nos semáforos, como quedas de energia ou funcionamento intermitente, e envia alertas aos técnicos para reparo imediato. Em alguns casos, o conserto poderá ser feito remotamente.

 

 O principal objetivo é melhorar a fluidez geral do trânsito e possibilitar a implantação de diversos planos semafóricos ao longo do dia. Inicialmente, para auxiliar na tomada de decisões, os técnicos irão monitorar os pontos críticos que exigem a sincronização dos sinais através do Google Maps. Futuramente, o Maps poderá ser substituído pelo uso de câmeras. 


 

Para a implantação da Central Semafórica, foram adquiridos 80 controladores da empresa SSAT Sinalização Viária, dos quais 53 já foram instalados. “Essa inauguração marca a primeira etapa de implantação do novo sistema. Já na segunda etapa serão instaladas câmeras inteligentes, para coordenar o tempo de abertura dos semáforos e também realizar a contagem dos veículos, dados que serão utilizados para aprimorar ainda mais o sistema”, declara o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan


 

A implantação da Central Semafórica de Criciúma integra o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, instituído pela lei n° 8511, de 14 de dezembro de 2023. A soma do valor investido na obra é de quase R$2 milhões, financiados pelo Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

 
Mais notícias